Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2014
 
   
Texto
     +++     2,1% dos idosos analisados desnutridos      +++     Deus faz-se homem na família      +++     O Papa faz anos!      +++     DGS prepara resposta para surto de gripe      +++     Papa condena «desinformação» dos media      +++     30% dos portugueses não usaram Internet      +++     MDV recebe prémio pelo «Projeto Família»      +++     Comissão Europeia apoia 328 cientistas      +++     Santidade no Matrimónio      +++     Colheitas de sangue diminuiram 6%      +++    

Refrigerantes e agressividade

Sexta-Feira, 28 Outubro 2011
Parece estranho, mas é o que afirma uma nova pesquisa, que diz que apenas uma lata de refrigerante pode deixar os adolescentes com comportamento agressivo. De acordo com o sítio Web Ciência Hoje, o estudo mostrou que os jovens são mais propensos a serem violentos e a carregarem armas de fogo, quando consomem por dia uma lata de refrigerante gaseificado. Ficou evidenciado que os que consumiam mais de cinco latas por semana podiam desenvolver, a determinada altura, comportamento violento.

A nova pesquisa, publicada na revista Injury Prevention, contou com a participação de 1878 adolescentes norte-americanos, das escolas estaduais de Boston, segundo revela o sítio Web da revista Pais e Filhos. Através de análise comportamental foi perguntado quantas latas de refrigerante tinham consumido na semana passada. Os que consumiram até quatro latas foram classificado como «baixo», já os que consumiram acima de cinco ficaram classificados como «alto».

De cada três alunos, pelo menos um se enquadrava como «alto», consumindo em alguns casos quatro latas de refrigerante por dia. Em seguida, perguntas como «foi violento com algum colega esta semana ou manuseou armas de fogo ou facas?» foram feitas aos jovens.

Sara Solnick, líder da pesquisa, afirmou em entrevista à versão online do jornal britânico Daily Mail que «houve uma associação significativa e forte entre os refrigerantes e a violência. Pode existir uma relação de causa e efeito directa, talvez devido ao açúcar ou do teor de cafeína de refrigerantes, ou factores químicos que nem mesmo imaginamos».

Recentemente foi feita uma pesquisa no Reino Unido demonstrando que pessoas com péssima alimentação tinham mais probabilidade a cometerem crimes. Na mesma pesquisa ficou provado que os presos com alto índice de perigosidade reduziram em 47 por cento seu comportamento violento após tomarem suplementos vitamínicos.

Estima-se que a nutrição incorreta e de baixa qualidade pode disparar um comportamento social incorreto por não fornecer ao cérebro elementos vitais para o seu bom funcionamento, produzindo substâncias químicas que afectam o humor.

Uma psicóloga clínica da Universidade de Liverpool criticou duramente o resultado da pesquisa: «Existem muitas influências para o comportamento dos adolescentes. As causas da violência entre os jovens são complicados e este trabalho apresenta uma interpretação excessivamente simplista do papel das bebidas», ressaltou.

Publicado em Actualidade

Capa





Edição de Dezembro/2014

bt_2

Calendário

Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012
Se Te Qu Qu Se Do
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Administração